domingo, 27 de junho de 2010

Como contratar um Fotógrafo de Casamentos



Resolvi escrever este artigo por observar em nossos últimos contatos com clientes algumas dúvidas com relação a contratação de fotógrafos de casamentos.

A preparação de um casamento envolve várias etapas: escolha do vestido de noiva, roupa dos pais e padrinhos, igreja , casa de festas, buffet, decoração, cerimonial, lembrancinhas, equipe de som, etc.... ufa..... será que falta mais algum item ?

Ah! Sim! Claro! É o Estúdio de Fotografia e Filmagem... Como poderíamos esquecer? Afinal depois de tantos preparativos para o casamento e considerando que tudo vai acontecer em poucas horas e com muita emoção, nada mais coerente do que buscar fotógrafos e cinegrafistas que conheçam bem do assunto e não cometam nenhum deslize no dia do seu casamento.

É nesse momento que muitas noivas, às vezes por falta de experiência, às vezes por pensar que estão encontrando alguma vantagem financeira cometem o erro de contratar um fotógrafo não adequado às suas necessidades.

Quem nunca ouviu um relato assim? Ou não conhece alguém que reluta em mostrar o álbum de casamento ou o DVD com a filmagem?

Abaixo seguem algumas dicas de como proceder para contratar um fotógrafo. O mesmo também para o cinegrafista e em alguns itens para qualquer outra área:


1 – Busque referências sobre a idoneidade e capacidade técnica do contratado. Estas referências você pode obter através de amigos, indicações e até mesmo pela internet;

2 – Observe o estilo do fotógrafo, se trabalha sozinho ou com mais um fotógrafo de apoio, se tem equipe própria de filmagem ou bom relacionamento com equipes terceirizadas;

3 – Conhecimento dos valores dos noivos: família, amigos, emoção, religião;

4 – Qual a carga horária e média de fotos tiradas durante um evento, e ainda se as provas serão em arquivos digitais (qual a resolução?) e/ou papel;

5 – Conheça o portfólio do fotógrafo que é o álbum usado como mostruário.
Verifique se o mesmo assina o álbum e se não tiver assinatura ou for assinado por terceiros, desconfie. Pela minha experiência posso dizer: Esse álbum não é próprio.

Não aceite apenas álbuns vistos apenas pela internet.

Agende uma visita ao estúdio. Veja-os pessoalmente.

É um direito seu, afinal você é o contratante;

6 – O álbum de casamento é importantíssimo, fique atento ao acabamento da encadernação, verifique se a capa pode ser feita em revestimento ou com fotografias;

7 – Tipo de equipamento a ser utilizado e estado de conservação do mesmo;

8 – Pontualidade. Pergunte quanto tempo antes ele chega para um evento e busque saber os motivos. O fotógrafo deve sempre considerar um imprevisto;

9 – Confiança. Essa palavra deve nortear todo contato que você tiver com o fotógrafo: analise o temperamento do mesmo e desconfie de pessoas evasivas que fingem aprovar algo e em seguida são capazes de mudar de assunto;

Pessoas que dizem “sim” para tudo, vão cumprir com o que falaram ou no futuro podem argumentar que você entendeu errado?

10 – Roupa do fotógrafo e da equipe. Todos devem estar vestidos de maneira que passem impercebíveis ao evento;

11 – Cuidado com “novos fotógrafos”, “iniciantes” que estão precisando fazer um mostruário, ou ainda alguém que deseja te presentear com fotografia e filmagem. Desconfie sempre.

Porquê deixar um amador interferir no dia mais importante de sua vida? É um presente de muito valor, emocional e financeiro .... Este é o chamado “presente de grego”.... que pode conter muitas surpresas desagradáveis;

12 – Visite mais de um fotógrafo para que você tenha oportunidade de avaliar. Seu critério de visita deve ser por fotógrafos do mesmo nível;

13 – Contrato. Tudo o que foi conversado deve ser colocado em síntese no contrato, se faltar algo que seja importante para você peça para colocar, para evitar desentendimentos futuros;


Espero ter dado minha contribuição para este tema e aguardo comentários e sugestões, lembrando que este assunto não encerra aqui, e assim que tiver novas observações, atualizarei o tema.


Lincoln Caldas e Andréa Caldas
Fotografia de Casamento RJ.

Veja mais casamentos em Studio Caldas


Deixe seu comentário:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fotografia de Estúdio III



Captar e fixar a imagem em um objeto foi durante muitos anos um desafio.

Hoje com a facilidade de um estúdio, estruturado com flashes, rebatedores e fundos fotográficos podemos eternizar uma imagem e ao mesmo tempo distribuí-la pela internet, criar books, banners, pôsters, convites e tudo mais que nossa imaginação possibilitar.

Eventos sociais, como casamentos, 15 anos e bodas são um ótimo incentivo para a fotografia em estúdio, pois refletem o bom astral e a alegria dos clientes e amigos permitindo ainda que as fotografias sejam expostas no dia do evento de diferentes formas.

Este ainda é um momento importante para trocar idéias com os noivos, receber as últimas informações sobre o casamento e criar maior afinidade com o casal.

Hoje colocaremos alguns registros da sessão de estúdio feita pela linda Ursula Possollo na ocasião de seus 15 anos.
Em seu caso foi utilizado em banners, pôster e livro de assinatura que ficou como uma linda recordação.

















por: Lincoln Caldas e Andréa Caldas.
Fotografia de Casamento RJ

Veja mais em Studio Caldas


Deixe seu comentário:

sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos Namorados



O Dia dos Namorados é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas actualmente é mais comum a data ser celebrada a 14 de Fevereiro.
(Origem: Wikipédia)

Tudo bem se você não é tão romântico (a) a ponto de escrever um poema, uma canção ou mesmo dar "aquele" presente tão sonhado para amada (o).Mas uma coisa é certa: faça um carinho, dê uma palavra amorosa, faça um elogio que você não vai errar mesmo ... use sinceridade em tudo, esse é o melhor presente !!!
Quando tiver um tempo faça um passeio com seu amor, vá há um lugar que agrade ao casal.
Passear, viajar faz um bem a mente, ao corpo e ao coração ....
Não precisa ser longe, nem caro ... mas que seja especial ...
Essa semana estivemos em Penedo RJ e ficamos apenas dois dias.
Não temos tempo, os amigos sabem ... mais nada que estar em boa companhia e em um local agradável ... aí é só aproveitar a cidade com seu charme, boa comida e ótima hospedagem, fotografar, etc.
Como dica, mais uma vez indicamos a Pousada Arboretum dos amigos Vanessa e Otávio.
Não tem erro, o carinho como você é recebido, o papo gostoso sobre os mais diversos assuntos, "aquele" café da manhã delicioso, o som do córrego que corta a Pousada .... e a quantidade de pássaros ??? gente, é lindo ... simples e lindo !!!
Conselho de amiga, não esperem o dia dos namorados para ter um motivo de festejar mas faça do seu casamento, no dia a dia "o dia dos namorados" sempre e curta com alegria o seu amor, a sua família ...

por: Andréa Caldas.


Algumas fotos de nosso arquivo pessoal:

Pequena Finlândia











Pousada Arboretum








Bjssss

Andréa Caldas e Lincoln Caldas.
Fotografia de Casamento RJ.

Veja mais em Studio Caldas




Deixe seu comentário:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Estúdio em Família




Hoje recebemos em nosso Estúdio para uma sessão de fotos, a Família Ladislau, muito querida que conhecemos há alguns anos ... bons anos rrsss

Estiveram aqui as lindinhas Isa, filha de Elaine e suas primas Manu e Gabi, com seus pais Simone e Luiz Paulo, casal querido que tivemos o prazer de fotografar e filmar seu casamento há cerca de 15 anos !!! o tempo passa ... E não poderia esquecer D. Maura, avó das mocinhas rrssss

Agora prá vcs algumas fotos desta tarde super divertida:


Isa:



Manu:










Gabi:











As primas Isa, Manu e Gabi:




As irmãs Gabi e Manu:



Simone e Luiz Paulo:




Família reunida:





Delícia de tarde ... só faltou a Elaine, mas oportunidade não vai faltar !!!

Grande beijo dos amigos Andréa e Lincoln Caldas.
Fotografia de Casamento RJ.

Veja mais em Studio Caldas

Deixe seu comentário aqui: